Sobre

 

Levatrice (parteira em italiano) é uma proposta de formação permanente para parteiras certificadas coordenada pela enfermeira obstétrica Maíra Libertad.

​ 

Os princípios gerais que regem esse trabalho são:

  • Cuidado baseado nas melhores evidências científicas

  • Cuidado centrado na mulher como protagonista

  • Fortalecimento do trabalho autônomo das parteiras certificadas no cenário local

 

"A ideia do Levatrice surgiu da identificação de uma carência de espaços de formação permanente para parteiras certificadas no Rio de Janeiro. Tendo feito especialização em enfermagem obstétrica na cidade há quase 10 anos, me chamou a atenção durante o curso a falta de uma discussão mais sólida das evidências científicas, assim como de uma filosofia de incentivo à autonomia da enfermeira obstétrica. Questões fundamentais como a capacitação para o atendimento de emergências obstétricas (essencial para parteiras que pretendem atuar em ambientes extra-hospitalares) ou um debate mais profundo sobre assistência pré-natal autônoma pela parteira (a partir da identificação criteriosa de riscos e manejo de situações usuais no risco habitual), por exemplo, foram abordadas superficialmente na minha formação inicial, tanto no nível de graduação quanto de pós graduação. Por outro lado, sempre entendi que a formação inicial não é suficiente para preparar o profissional para os desafios do trabalho no mundo real. Nesse sentido, a minha busca por atividades complementares de formação profissional foi bastante solitária e durante muito tempo a falta de pertencer a um grupo formativo foi uma lacuna importante.

 

Em meados de 2013, eu organizei a primeira turma de um curso de atualização centrado na assistência baseada em evidências para 12 enfermeiras obstétricas do Rio de Janeiro, com duração de 6 meses, e a experiência foi maravilhosa, principalmente do ponto de vista do compartilhamento de experiências e da formação de um grupo de reflexão e discussão. Paralelamente, organizei oficinas para parteiras, obstetras e doulas, para abordar temas mais práticos, como parto na água e dicas para o manejo de distócias e variações do normal.

 

Dessas experiências, partiu a ideia de desenvolver um trabalho mais estruturado e contínuo, que tivesse uma periodicidade maior e maior alcance. Em abril de 2014, em uma parceria com a doula e psicóloga Gabriela Prado, surgiu o Levatrice."

 

Saiba mais
sobre a programação de aulas e cursos

© 2019 por levatrice