Buscar

Programa BREECH

Certificação para Assistência a Gestações e Partos em Apresentação Pélvica



O Programa BREECH tem como objetivo oferecer uma formação abrangente que cubra aspectos específicos da apresentação pélvica na gestação e parto e documentar competências relacionadas à assistência desses casos através de um processo estruturado com a definição de critérios mínimos para certificação. O Programa BREECH é composto de:


- Pré-Teste para avaliação inicial dos conhecimentos sobre o cuidado a gestações e partos em apresentação pélvica (múltipla escolha). Os participantes receberão um formulário online para responder ao pré-teste, via e-mail, que deverá ser enviado para a organização do curso até 48h antes do início do curso de capacitação presencial. Esta etapa tem como objetivo apenas descrever o conhecimento inicial dos participantes individualmente (para conhecimento próprio e das docentes) e do grupo coletivamente para identificar necessidades específicas para abordagem durante o curso presencial.

- Curso de capacitação de 24 horas presenciais cobrindo os seguintes tópicos: 1) Introdução e histórico; 2) Evidências atuais; 3) Consentimento informado nas apresentações pélvicas; 4) Exercícios e manobras para encorajar a cambalhota fisiológica; 5) Versão Cefálica Externa; 6) Planejamento do parto pélvico vaginal; 7) Mecanismo fisiológico do parto em apresentação pélvica; 8) Assistência ao parto pélvico vaginal; 9) Correção de distócias no parto em apresentação pélvica; 10) Cesárea na apresentação pélvica. Todos que participarem de 100% das atividades do curso presencial receberão um certificado de participação contendo a descrição dos temas e carga horária.

- Pós-teste para avaliação dos conhecimentos adquiridos após participação no curso de capacitação inicial (múltipla escolha). Define-se como nota mínima para aprovação no pós-teste 80% do total de pontos. Caso o participante não obtenha a nota mínima, poderá repetir a avaliação com novo teste (novas questões de múltipla escolha) 30 dias após a finalização do curso (tempo considerado para estudo e sedimentação do conhecimento).

- Checklist de documentação de competências: todos os profissionais inscritos no programa receberão um checklist com critérios para documentação de competências elaborado a partir da discussão e consenso entre experts nacionais e internacionais no tema. Os critérios serão conhecidos previamente pelos participantes e o cumprimento de tais critérios é exigência para certificação final no Programa BREECH. Estes critérios poderão ser documentados com informações retrospectivas (partos e cursos atendidos previamente, por exemplo), durante o curso (demonstração de habilidades na realização de manobras, por exemplo) ou posteriormente em um prazo de até 12 meses após a realização do curso presencial. As docentes do curso serão responsáveis pela avaliação da documentação de competências durante ou após o curso (com prazo máximo de 30 dias após a apresentação dos documentos ou comparecimento no curso).

- Certificação final do Programa BREECH, conferida aos participantes que atenderem aos seguintes critérios: 1) Participação no curso presencial; 2) Pelo menos 80% de acerto no pós-teste (primeiro pós-teste ou pós-teste 30 dias após a finalização do curso presencial); 3) Documentação de competências atingindo pelo menos 90% do total de critérios e obrigatoriamente 100% dos critérios relacionados a diagnóstico e correção de distócias no parto em apresentação pélvica. Todos que cumprirem esses critérios receberão a certificação do Programa BREECH contendo as informações sobre os critérios necessários para obtê-la descritos em certificado específico. Poderão também permanecer listados como profissionais certificados no site específico do Programa por até 24 meses após a certificação.

- Pacote de termos de consentimento livre e esclarecido específicos para apresentações pélvicas (VCE, parto pélvico vaginal, cesárea por apresentação pélvica) no formato do Programa BREECH, customizáveis pelos participantes, para uso com clientes.


Docentes:

Maíra Libertad, enfermeira obstetra, mestre, doutora e atualmente pós-doutoranda em Tocoginecologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP. Oferece treinamento teórico e prático para assistência ao parto pélvico vaginal emergencial ou planejado desde 2013 para enfermeiras, obstetrizes e médicos obstetras, em cursos livres, congressos, universidades e serviços de saúde. É instrutora aprovada Spinning Babies para o Brasil, além de ser capacitada no método Breech Body Balancing, que tem como objetivo equilibrar músculos, ligamentos e fáscia potencialmente envolvidos na manutenção de um feto em apresentação pélvica ao longo da gestação. Desde 2012 presta assistência a partos pélvicos vaginais em equipe multidisciplinar. Há três anos oferece atendimentos específicos para aplicar este método durante a gestação com vistas a prevenir e corrigir apresentações pélvicas e facilitar procedimentos de Versão Cefálica Externa (VCE). Desde 2014 acompanha e auxilia em procedimentos de VCE em conjunto com médicos obstetras, atualmente oferecendo este serviço junto ao Hospital das Clínicas da UNESP-Botucatu bem como em clínica particular.

Mariane Menezes, obstetriz, mestre e atualmente Doutoranda em Tocoginecologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP. Oferece treinamento teórico e prático para assistência ao parto pélvico vaginal emergencial ou planejado desde 2017 para enfermeiras, obstetrizes e médicos obstetras, em cursos livres, congressos, universidades e serviços de saúde. Também é capacitada no método Breech Body Balancing, além de ter feito a formação de Spinning Babies Aware Practitioner (San Diego, California, 2020). Há três anos oferece atendimentos específicos para aplicar este método durante a gestação com vistas a prevenir e corrigir apresentações pélvicas e facilitar procedimentos de Versão Cefálica Externa (VCE). Desde 2019 acompanha e auxilia em procedimentos de VCE em conjunto com médicos obstetras, atualmente oferecendo este serviço junto ao Hospital das Clínicas da UNESP-Botucatu bem como em clínica particular.

Claudia Magalhães, médica obstetra, mestre e doutora em Tocoginecologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP. Oferece treinamento teórico e prático para assistência ao parto pélvico vaginal emergencial ou planejado bem como para realização de VCE desde 2014 para enfermeiras, obstetrizes e médicos obstetras, em cursos livres, congressos, universidades e serviços de saúde. Também é capacitada no método Breech Body Balancing. Desde 2014 realiza procedimentos de VCE com ou sem auxílio de exercícios da abordagem Spinning Babies e Breech Body Balancing junto ao Hospital das Clínicas da UNESP-Botucatu. Desde 1998 presta assistência a partos pélvicos vaginais planejados ou emergenciais.


Curso presencial

O curso terá abordagem teórico-prática e contará com aulas expositivas, atividades práticas e simulações. Estão previstas as seguintes estações práticas:

- Exercícios e manobras para facilitar a cambalhota fisiológica ou a VCE (com foco na liberação e relaxamento de ligamentos e músculos envolvidos na posição fetal), com gestantes e supervisão direta

- Versão Cefálica Externa com simulador específico para este fim

- Assistência ao parto pélvico vaginal em abordagem hands-off, diagnóstico e correção de distócias do parto em apresentação pélvica

- Simulação de aplicação de TCLE para gestantes e famílias


Programação do curso presencial:

- Introdução: apresentação, evidências e panorama sobre mudanças de atendimento ao pélvico nas últimas décadas;

- Histórico das manobras de assistência ao parto pélvico vaginal;

- Exercícios e manobras para facilitar a cambalhota fisiológica ou VCE: teoria e prática com gestantes, protocolos na gestação, pré-VCE, pós-VCE, situações específicas (gemelares, úteros em formatos não usuais etc.);

- Versão cefálica externa: evidências, protocolos com e sem exercícios, tocolíticos e analgesia, teoria e prática;

- Planejamento do parto pélvico: critérios de elegibilidade segundo as evidências;

- Consentimento informado nas apresentações pélvicas: teoria e prática de simulação de aplicação dos termos BREECH;

- Mecanismo de parto nas apresentações pélvicas: teoria e prática;

- Identificação e resolução de distócias do parto pélvico: teoria e prática;

- Cesárea na apresentação pélvica;

- Pós-teste presencial;

- Documentação de competências.


Público-alvo:

Médicos obstetras e residentes de ginecologia e obstetrícia, enfermeiras obstetras e residentes de enfermagem obstétrica, obstetrizes e estudantes de graduação em obstetrícia, médicos de família e comunidade bem como residentes da mesma área. Alunos de graduação em enfermagem e medicina também são bem vindos.


Informações práticas:

Valor: R$2.000,00 para médicos e residentes de medicina, R$ 1.600,00 para enfermeiras, obstetrizes e estudantes de graduação em geral. Este valor poderá variar de acordo com a cidade de interesse, considerando custos de deslocamento e hospedagem.


Benefícios aos participantes:

· Certificado de participação no curso presencial para aqueles que participarem de todas as atividades, contendo carga horária e temas

· Pacote de Termos de Consentimento Livre e Esclarecido para gestações e partos em apresentação pélvica no formato do Programa BREECH, customizável pelos participantes

· Material do curso em uma pasta individual contendo: programação, material de apoio, sugestões de leitura, impresso com o checklist de documentação de competências, resultado do pré-teste, pacote de TCLEs, outras informações relevantes

· Certificação no Programa BREECH para aqueles que obtiverem os critérios para certificação final (além da participação no curso de capacitação presencial)

· Permanência na lista de profissionais certificados no site específico do Programa BREECH pelo prazo de 24 meses


Levatrice Cursos

Educação permanente para profissionais da perinatalidade. Cuidado perinatal baseado na fisiologia e nas evidências.

Assine nossa lista mensal de atualizações

© 2020 by Levatrice