top of page
Buscar

Atualização em Parteria Baseada em Evidências

Atualizações para Enfermeiras Obstétricas, Obstetrizes e Médicos atuando no cuidado a gestantes, parturientes e puérperas, à luz das evidências científicas.


Objetivos

Oferecer atualizações para Enfermeiras Obstétricas, Obstetrizes e Médicos atuando no cuidado a gestantes, parturientes e puérperas, à luz das evidências científicas. Atualizar e aprofundar os conhecimentos adquiridos em cursos de formação inicial sob a perspectiva dos pilares da humanização do cuidado (assistência baseada em evidências científicas e cuidado centrado em gestantes, parturientes e famílias como protagonistas do processo de gestar e parir). Discutir o papel dos parteiros profissionais no cuidado à mulher durante o ciclo gravídico-puerperal, com foco no risco habitual.


Nossa Proposta

Abordagem teórico-prática baseada em aulas expositivas, debate coletivo de evidências científicas, discussão de casos e simulações práticas. Quatro dias de aula totalizando 32 horas.


Público Alvo

Exclusivamente enfermeiras obstétricas, obstetrizes, obstetras, alunxs de especialização/residência em Enfermagem Obstétrica/Obstetrícia ou ainda do curso de graduação em Obstetrícia, enfermeiras e médicos sem especialização na área de obstetrícia que desejem conhecimentos da área.


Manter-se atualizado estando atuando no dia a dia da prática não é fácil. Novos estudos, protocolos e condutas surgem a todo momento e este curso é uma oportunidade de se atualizar de forma efetiva e rápida.

Programa

– Apresentação e Introdução

– Fisiologia do parto: novas perspectivas

– Avaliação da vitalidade fetal, interpretação de cardiotocografia e ressuscitação intra-útero

– Avaliação da progressão para além do toque e oficina de partograma

– Inovações na resolução racional da Distócia de Ombros

– Um novo olhar sob o expulsivo – fisiologia dos puxos involuntários; tempo x riscos; intervalo cabeça-pescoço; prevenção de lacerações

– Boas práticas em avaliação e reparo perineal pós-parto – avaliação da extensão com vídeos reais; seleção da técnica de sutura e fio; anestesia; cuidados pós-parto

– Intervenções obstétricas convencionais: quando e como usar – condução com ocitocina, amniotomia, preparo de colo e indução, parto instrumental

– Alívio não farmacológico da dor: evidências e práticas integrativas e complementares

– Cuidado seguro ao terceiro e quarto estágios: fisiologia e emergências

– Uso racional da ultrassonografia no risco habitual – indicações, interpretação, variações do volume de líquido e crescimento fetal

– Bolsa Rota – Estreptococos do grupo B, tempo e conduta na bolsa rota

– Rastreamento e diagnóstico da Hipertensão

– Rastreamento e diagnóstico do Diabetes Gestacional


Equipe docente

Maíra Libertad Soligo Takemoto é graduada e mestre em enfermagem pela Unicamp, tem especialização em enfermagem obstétrica pela UERJ (2006) e posgrado en Evaluación de Tecnologías Sanitarias do IECS (Buenos Aires, Argentina) e doutorado em Ciências Médicas também pela UERJ (2014). Atualmente é docente em diversos cursos nas áreas de obstetrícia baseada em evidências, emergências obstétricas, manejo de complicações e variações do normal no parto. Possui certificação em Reanimação Neonatal pela Academia Americana de Pediatria e diversos cursos de formação relacionados ao cuidado ao parto, no Brasil e nos EUA, incluindo certificação anual em emergências obstétricas.


Claudia Garcia Magalhães é Ginecologista e Obstetra pela UNESP, com Mestrado e Doutorado pela mesma universidade. Atua na Faculdade de Medicina de Botucatu, com gestantes de alto risco. Também é ultrassonografista, ativista pela humanização do parto e trabalha com equipe particular atendendo gestantes na mesma cidade.


Informações práticas

O curso acontece em 4 dias corridos, tipicamente de quinta a domingo, de 9-18h

Os valores do curso variam de acordo com a localidade (em razão de transporte, hospedagem e tempo de deslocamento)

Pode haver alteração do programa, conforme combinado anteriormente entre as partes

bottom of page