Oportunidade para profissionais de obstetrícia revisarem a teoria e simularem a prática das principais situações emergenciais que podem surgir durante a assistência ao parto de risco habitual.
Objetivos do Curso
Revisar a teoria e simular a prática das principais situações emergenciais que podem surgir durante a assistência ao parto de risco habitual.
Proposta do Curso
Abordagem teórico-prática baseada em aula teórica seguida de aula prática/simulação.
Público Alvo
Exclusivamente enfermeiras obstétricas, obstetrizes, obstetras, alunxs de especialização/residência em Enfermagem Obstétrica/Obstetrícia ou ainda do curso de graduação em Obstetrícia, enfermeiras e médicos sem especialização na área de obstetrícia que desejem conhecimentos da área.
Treinamento em emergências deve ser revisado, atualizado e praticado continuamente, com intervalos periódicos, para garantir que o passo a passo esteja memorizado e incorporado para ser acionado quando houver necessidade.
Docentes
Maíra Libertad Soligo Takemoto é graduada e mestre em enfermagem pela Unicamp, tem especialização em enfermagem obstétrica pela UERJ (2006) e posgrado en Evaluación de Tecnologías Sanitarias do IECS (Buenos Aires, Argentina) e doutorado em Ciências Médicas também pela UERJ (2014). Trabalhou como enfermeira obstétrica atendendo hospitalares e domiciliares na cidade do Rio de Janeiro/RJ e também docente em diversos cursos nas áreas de obstetrícia baseada em evidências, emergências obstétricas, manejo de complicações e variações do normal no parto. UERJ. Atualmente é pesquisadora em nível de Pós-Doutorado do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP. Possui certificação em Reanimação Neonatal pela Academia Americana de Pediatria e diversos cursos de formação relacionados ao cuidado ao parto, no Brasil e nos EUA, incluindo certificação semestral em emergências obstétricas.
Mariane de Oliveira Menezes é obstetriz graduada pela USP, com mestrado em Saúde Pública pela mesma instituição. Atua na assistência à gestação, parto e pós-parto desde 2008, em diversos cenários (hospitalares e extra-hospitalares). Foi durante 3 anos professora do curso de Obstetrícia da EACH-USP, atuando diretamente nos campos de prática no treinamento de novos profissionais, além de supervisora de campo no curso de Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica da Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo. Deu ainda aula em diversas instituições sobre aspectos relacionados ao cuidado e reparo perineal, incluindo oficinas práticas. Atualmente é doutoranda pelo Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP. É responsável pela construção dos modelos de simulação utilizadas na oficina.
Programação
- Frequência Cardíaca Fetal Não-Tranquilizadora, incluindo atualizações segundo os Guidelines da FIGO 2015 e NICE 2017;
- Distócia de Ombros, incluindo revisão do ALEERTA e propostas mais racionais (A SAIDA, FLIP FLOP e abordagem situacional alemã);
- Pélvico Emergencial, incluindo manejo em quatro apoios com manobras específicas para a posição (Frank's nudge, rotação, Mauriceau modificado etc.) além dos sinais de distócia de ombros no pélvico e cabeça hiperextendida;
- Hemorragia pós-parto e retenção placentária, incluindo diagnóstico utilizando Índice de Choque, tratamento clínico e métodos mecânicos (tamponamento com balão).
Todas as aulas contarão com fotos, vídeos e simulações práticas, utilizando metodologias ativas da aprendizagem e casos para discussão.
Informações práticas
O curso acontece em 1 dia, de 9-18h
Os valores do curso variam de acordo com a localidade (em razão de transporte, hospedagem e tempo de deslocamento)
Pode haver alteração do programa, conforme combinado anteriormente entre as partes
Quando terá novamente? Teria possibilidade de ser on-line a parte teórica?
Gostaria de receber o link para pagamento do curso. Já mandei e mail com os dados solicitados.
Previsão do curso?