Assistência ao Parto Pélvico - Protocolo em Quatro Apoios

Segunda-feira 10/12/2018 - 18h30 às 21h30

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Objetivos do Curso: Discutir o protocolo de assistência ao parto pélvico em quatro apoios, incluindo a identificação de sinais de distócias típicas dessa apresentação e manobras para correção, incluindo os seguintes temas específicos:

Diagnóstico:

- Movimentos cardinais do feto em apresentação pélvica

- Progressão esperada que reforça abordagem hands-off

- Sinal da distócia de ombros ou braço nucal do pélvico

- Sinal da hiperextensão da cabeça no pélvico

- Diagnóstico de mau posicionamento da cabeça na pelve média ou acima

- Modos e situações com risco aumentado de distócia e contra-indicações

- Sinais de ausência de vitalidade do feto que requerem intervenção imediata

Manejo:

- Princípios gerais da assistência

- Abordagem hands-off com máximo potencial biomecânico

- Vigilância ativa de sinais de normalidade

- Manobras: indicações e modo de usar

- Manobra de rotação 180/90

- Manobra de prayer hands

- Liberação dos membros superiores

- Manobra de elevação e rotação

- Manobra crowning touch

- Rotação e flexão da cabeça oblíqua

- Pressão subclavicular ou Frank's Nudge

- Pressão suprapúbica no pélvico

- Mauriceau modificado

- Lift glúteo

 

Proposta do Curso: Abordagem teórico-prática baseada em aula expositiva, debate coletivo, discussão de casos através de fotos e vídeos e simulações práticas. Três horas de encontro, incluindo teoria e prática.

 

Docentes

Maíra Libertad Soligo Takemoto é graduada e mestre em enfermagem pela Unicamp, tem especialização em enfermagem obstétrica pela UERJ (2006) e posgrado en Evaluación de Tecnologías Sanitarias do IECS (Buenos Aires, Argentina) e doutorado em Ciências Médicas também pela UERJ (2014). Atualmente é enfermeira obstétrica atendendo partos domiciliares na cidade do Rio de Janeiro/RJ e docente em diversos cursos nas áreas de obstetrícia baseada em evidências, emergências obstétricas, manejo de complicações e variações do normal no parto. Possui certificação em Reanimação Neonatal pela Academia Americana de Pediatria e diversos cursos de formação relacionados ao cuidado ao parto, no Brasil e nos EUA, incluindo certificação anual em emergências obstétricas.

Mariane Menezes é obstetriz graduada pela USP, com mestrado em Saúde Pública pela mesma instituição. Atua na assistência à gestação, parto e pós-parto desde 2008, em diversos cenários (hospitalares e extra-hospitalares). Foi durante 3 anos professora do curso de Obstetrícia da EACH-USP, atuando diretamente nos campos de prática no treinamento de novos profissionais, além de supervisora de campo no curso de Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica da Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo. Deu ainda aula em diversas instituições sobre aspectos relacionados ao cuidado e reparo perineal, incluindo oficinas práticas. É responsável pela construção dos modelos de simulação utilizadas na oficina.

Informações Práticas

 

Custo: O curso completo para alunas e profissionais em formação tem o valor de R$ 300,00 (via PagSeguro na Loja Virtual) ou por depósito/transferência (solicite dados pelo cursoslevatrice@gmail.com).

Local: Amaai Espaço de Cuidado, Avenida Rio Branco, 257, sala 901, Centro, Rio de Janeiro/RJ

Público: Profissionais técnicos da assistência ao parto: Médicos, Enfermeiros Obstetras, Obstetrizes, Residentes e Especializandos em Obstetrícia.

* O curso será confirmado com um mínimo de 10 alunas inscritas. Tão logo a turma seja confirmada, todas as inscritas serão notificadas via e-mail. Caso o curso não se confirme, o valor pago será devolvido integralmente.

* Em caso de desistência após o pagamento, haverá devolução de 70% do valor caso a notificação da desistência se dê no máximo 15 dias antes da data de início do curso e/ou módulo contratado.

 

 

Informações exclusivamente por e-mail: cursoslevatrice@gmail.com.

© 2019 por levatrice