top of page

Oficina Teórico-Prática Assistência  ao Parto em Apresentação Pélvica Planejado - Rio de Janeiro
20 e 21 de Abril de 2023

- Local: Rio de Janeiro

- 20 e 21 de Abril de 2023 (das 9h30-12h30 e 14h-17h em cada dia)

- Apenas para profissionais da assistência ao parto e estudantes das respectivas profissões

PROPOSTA DO CURSO

Oficina teórico-prática em formato híbrido (4 horas teóricas online, introdutórias + 12 horas teórico-práticas presenciais) com os seguintes conteúdos:

  • Introdução teórica (online): Os participantes receberão, via plataforma Thinkific, acesso ao material introdutório do curso, em formato vídeo-aulas pré-gravadas, cobrindo os seguintes conteúdos: 1) Introdução e histórico; 2) Evidências científicas e protocolos/diretrizes atuais; 3) Critérios de elegibilidade para o parto pélvico planejado; 4) Consentimento informado nas apresentações pélvicas

  • Conteúdo teórico-prático presencial: Os seguintes tópicos serão discutidos através de aula expositiva e debate entre os participantes em molde presencial: 4) Mecanismo fisiológico do parto em apresentação pélvica; 5) Sinais de normalidade no parto pélvico vaginal; 6) Assistência hands off ao parto pélvico vaginal; 7) Diagnóstico de distócias no parto pélvico vaginal; 8) Manobras para correção de distócias no parto em apresentação pélvica.

  • Atividades práticas presenciais: As seguintes atividades práticas estão previstas nas horas presenciais do curso: 9) Simulação das manobras para assistência ao parto pélvico vaginal em pequenos grupos; 10) Revisão coletiva de vídeos de parto pélvico vaginal (observação de sinais de normalidade e alerta, discussão das manobras realizadas, planejamento de manobras para cada situação observada); 11) Simulação de casos clínicos típicos e atípicos; 12) Simulação de aplicação do termo de consentimento livre e esclarecido para assistência ao parto pélvico vaginal.

  • Conteúdos bônus: Vídeo aula sobre Versão Cefálica Externa.

PÚBLICO-ALVO

Exclusivamente enfermeiras obstetras, obstetrizes, gineco-obstetras, estudantes de especialização/residência em Enfermagem Obstétrica/Ginecologia e Obstetrícia ou ainda do curso de graduação em Obstetrícia, enfermeiras e médicos sem especialização na área de obstetrícia que desejem conhecimentos da área.

DOCENTES

Maíra Libertad, enfermeira obstetra, mestre, doutora e atualmente pós-doutoranda em Tocoginecologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP. Oferece treinamento teórico e prático para assistência ao parto pélvico vaginal emergencial ou planejado desde 2013 para enfermeiras, obstetrizes e médicos obstetras, em cursos livres, congressos, universidades e serviços de saúde. É instrutora aprovada Spinning Babies para o Brasil, além de ser capacitada no método Breech Body Balancing, que tem como objetivo equilibrar músculos, ligamentos e fáscia potencialmente envolvidos na manutenção de um feto em apresentação pélvica ao longo da gestação. Desde 2012 presta assistência a partos pélvicos vaginais em equipe multidisciplinar. Há três anos oferece atendimentos específicos para aplicar este método durante a gestação com vistas a prevenir e corrigir apresentações pélvicas e facilitar procedimentos de Versão Cefálica Externa (VCE). Desde 2014 acompanha e auxilia em procedimentos de VCE em conjunto com médicos obstetras, atualmente oferecendo este serviço junto ao Hospital das Clínicas da UNESP-Botucatu bem como em clínica particular.


Mariane Menezes, obstetriz, mestre e atualmente Doutoranda em Tocoginecologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP. Oferece treinamento teórico e prático para assistência ao parto pélvico vaginal emergencial ou planejado desde 2017 para enfermeiras, obstetrizes e médicos obstetras, em cursos livres, congressos, universidades e serviços de saúde. Também é capacitada no método Breech Body Balancing, além de ter feito a formação de Spinning Babies Aware Practitioner (San Diego, California, 2020). Há três anos oferece atendimentos específicos para aplicar este método durante a gestação com vistas a prevenir e corrigir apresentações pélvicas e facilitar procedimentos de Versão Cefálica Externa (VCE). Desde 2019 acompanha e auxilia em procedimentos de VCE em conjunto com médicos obstetras, atualmente oferecendo este serviço junto ao Hospital das Clínicas da UNESP-Botucatu bem como em clínica particular

 
CURSO PRESENCIAL

O curso terá abordagem teórico-prática e contará com aulas expositivas, atividades práticas, simulações e estudo e discussão de vídeos de partos pélvicos vaginais.

Programação do conteúdo teórico:

  • Introdução: apresentação, evidências e panorama sobre mudanças de atendimento ao pélvico nas últimas décadas (online);

  • Histórico das manobras de assistência ao parto pélvico vaginal (online);

  • Planejamento do parto pélvico: critérios de elegibilidade segundo as evidências (online);

  • Consentimento informado nas apresentações pélvicas (online);

  • Mecanismo de parto nas apresentações pélvicas;

  • Sinais de normalidade nos partos em apresentação pélvica;

  • Diagnóstico de distócias do parto pélvico;

  • Manobras para correção de distócias no parto em apresentação pélvica.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Valor: R$ 1.700,00 (parcelados em até 4x sem juros no cartão de crédito)

Local do curso: Em definição, porém na cidade do Rio de Janeiro, Zona Sul ou Centro. O local será informado brevemente!

Horário do curso: O conteúdo teórico será disponibilizado com 7 dias de antecedência da oficina presencial para as pessoas inscritas, que poderão assistir conforme sua disponibilidade e conveniência (é preciso assistir a todo o conteúdo antes da oficina prática). As 12h presenciais serão divididas em 2 dias (20 e 21 de Abril de 2023, quinta e sexta), sendo 6h em cada dia em dois turnos: 9h30 às 12h30, intervalo de almoço de 12h30 às 14h, retomando das 14h às 17h. Os alunos deverão estar presentes nos 4 turnos dos dois dias.

Benefícios aos participantes:

  • Certificado com 16 horas teórico-práticas;

  • Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para partos em apresentação pélvica, customizável pelos participantes.

Passo a passo para inscrição: Preencha o formulário no botão ao final desta página. Será necessário enviar seu comprovante de que pertence a uma das categorias profissionais fazendo upload do arquivo no próprio formulário. Após validação do seu comprovante pela nossa equipe administrativa, você receberá um link para pagamento da inscrição no curso.

* O curso é confirmado quando houver o número mínimo de inscritos (15 alunos). Caso o curso não se confirme, o valor pago será devolvido integralmente. Máximo de 30 participantes.

* Em caso de desistência após o pagamento, haverá devolução de 70% do valor caso a notificação da desistência se dê no máximo 15 dias antes da data de início do curso.

Logo Levatrice-04.png

Quer levar um curso para sua cidade?

bottom of page