Oficina "Como saber onde está o bebê sem toque?"
26 de Setembro de 2024
- Local: São Paulo-SP (Espaço Levatrice, Butantã)
- 26 de Setembro de 2024 - QUINTA (das 9h-17h, presencial)
- 100% presencial
- Proposta pensada em particular para Doulas, aberto para outros profissionais do cuidado ao parto
PROPOSTA DO CURSO
Oficina teórico-prática focada na observação e experimentação dos aspectos diversos que podem sinalizar para o profissional do cuidado intraparto onde está o bebê na pelve (pelve superior, pelve média, pelve inferior, além de anterior ou posterior). O dia de oficina presencial cobrirá os seguintes conteúdos:
-
Revisão de definições (teoria, prática e simulações): níveis da pelve; estruturas anatômicas que importam para entender os níveis da pelve; movimentos, rotações e descida no parto cefálico e sua relação com a pelve e assoalho pélvico; relações entre biomecânica e psiconeuroendocrinologia do parto
-
O que acontece em cada nível da pelve? Movimentos cardinais, rotação e variedade de posição, movimentos instintivos do corpo parindo, dinâmica uterina, comportamento/neuromodulação, involução postural-verbal, sensações, sons, sinais (sangue, sacro, losango de Michaelis, linha púrpura, formato da barriga, vômito, movimentos involuntários dos braços, pés, outras partes do corpo etc.), puxos etc.
-
Experimentação e simulação: o que podemos sentir no nosso corpo sobre esses eventos, processos e fluxos
-
Detetive de parto: discussão de casos clínicos em pequenos grupos e debate
-
PÚBLICO-ALVO
A oficina foi planejada, proposta e é focada no trabalho das doulas, mas está aberta a outros profissionais do cuidado intraparto (haverá prioridade para inscrição de doulas).
DOCENTES
Maíra Libertad é enfermeira obstetra, mestre, doutora e atualmente bolsista pesquisadora junto ao projeto Nascer no Brasil II (ENSP-FIOCRUZ). Oferece treinamento teórico e prático para emergências obstétricas desde 2013 para enfermeiras, obstetrizes e médicos obstetras, em cursos livres, congressos, universidades e serviços de saúde. É instrutora aprovada Spinning Babies para o Brasil. Possui extensa experiência na assistência a partos hospitalares e extra-hospitalares, de risco habitual e alto risco. É parteira domiciliar da equipe Amaai em São Paulo-SP e docente da especialização em enfermagem obstétrica do UNASP.
Mariane Menezes é obstetriz graduada pela USP, com mestrado em Saúde Pública pela mesma instituição e doutorado elo Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP. Atua na assistência à gestação, parto e pós-parto desde 2008, em diversos cenários (hospitalares e extra-hospitalares). Foi durante 3 anos professora do curso de Obstetrícia da EACH-USP, atuando diretamente nos campos de prática no treinamento de novos profissionais, além de supervisora de campo no curso de Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica da Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo. Atualmente é Parteira Domiciliar da equipe Amaai, pesquisadora do Nascer no Brasil II e professora na pós-graduação em enfermagem obstétrica do UNASP.
CURSO PRESENCIAL
O curso terá abordagem teórico-prática e contará com aulas expositivas, atividades práticas, simulações e estudo e discussão de casos. Máximo de 25 participantes por oficina.
INFORMAÇÕES PRÁTICAS
Valor: R$ 630,00 em 2x sem juros ou R$ 600,00 à vista
Local do curso: Butantã, São Paulo-SP, Espaço Levatrice
Horário do curso: 9h-17h (almoço previsto para 12h-13h30)
Certificado com 6h30 teórico-práticas
Passo a passo para inscrição: Preencha o formulário disponível no link: https://forms.gle/ep6S2qhwjYBjjAYw7, informando seus dados e categoria profissional. Depois, clique na Loja do site para fazer o pagamento. Após efetivar seu pagamento, sua vaga está confirmada!
* O curso é confirmado quando houver o número mínimo de inscritos (15 alunos). Caso o curso não se confirme, o valor pago será devolvido integralmente. Máximo de 25 participantes.
* Em caso de desistência após o pagamento, haverá devolução de 70% do valor caso a notificação da desistência se dê no máximo 15 dias antes da data de início do curso. Após 15 dias, não há reembolso.