top of page

Oficina "Como saber onde está o bebê sem toque?"
20 de Abril de 2024

- Local: São Paulo-SP (Espaço Levatrice, Butantã)

- 20 de Abril de 2024 (das 9h30-17h30, presencial)

- 100% presencial

- Proposta pensada em particular para Doulas, aberto para outros profissionais do cuidado ao parto

​​

PROPOSTA DO CURSO

Oficina teórico-prática focada na observação e experimentação dos aspectos diversos que podem sinalizar para o profissional do cuidado intraparto onde está o bebê na pelve (pelve superior, pelve média, pelve inferior, além de anterior ou posterior). O dia de oficina presencial cobrirá os seguintes conteúdos:

  • Revisão de definições (teoria, prática e simulações): níveis da pelve; estruturas anatômicas que importam para entender os níveis da pelve; movimentos, rotações e descida no parto cefálico e sua relação com a pelve e assoalho pélvico; relações entre biomecânica e psiconeuroendocrinologia do parto

  •  O que acontece em cada nível da pelve? Movimentos cardinais, rotação e variedade de posição, movimentos instintivos do corpo parindo, dinâmica uterina, comportamento/neuromodulação, involução postural-verbal, sensações, sons, sinais (sangue, sacro, losango de Michaelis, linha púrpura, formato da barriga, vômito, movimentos involuntários dos braços, pés, outras partes do corpo etc.), puxos etc.

  • Experimentação e simulação: o que podemos sentir no nosso corpo sobre esses eventos, processos e fluxos

  • Detetive de parto: discussão de casos clínicos em pequenos grupos e debate

​​

PÚBLICO-ALVO

A oficina foi planejada, proposta e é focada no trabalho das doulas, mas está aberta a outros profissionais do cuidado intraparto (haverá prioridade para inscrição de doulas).

​​

DOCENTES

Maíra Libertad é enfermeira obstetra, mestre, doutora e atualmente bolsista pesquisadora junto ao projeto Nascer no Brasil II (ENSP-FIOCRUZ). Oferece treinamento teórico e prático para emergências obstétricas desde 2013 para enfermeiras, obstetrizes e médicos obstetras, em cursos livres, congressos, universidades e serviços de saúde. É instrutora aprovada Spinning Babies para o Brasil. Possui extensa experiência na assistência a partos hospitalares e extra-hospitalares, de risco habitual e alto risco. É parteira domiciliar da equipe Amaai em São Paulo-SP e docente da especialização em enfermagem obstétrica do UNASP.


Mariane Menezes é obstetriz graduada pela USP, com mestrado em Saúde Pública pela mesma instituição e doutorado elo Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP. Atua na assistência à gestação, parto e pós-parto desde 2008, em diversos cenários (hospitalares e extra-hospitalares). Foi durante 3 anos professora do curso de Obstetrícia da EACH-USP, atuando diretamente nos campos de prática no treinamento de novos profissionais, além de supervisora de campo no curso de Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica da Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo. Atualmente é Parteira Domiciliar da equipe Amaai, pesquisadora do Nascer no Brasil II e professora na pós-graduação em enfermagem obstétrica do UNASP.

 
CURSO PRESENCIAL

O curso terá abordagem teórico-prática e contará com aulas expositivas, atividades práticas, simulações e estudo e discussão de casos. Máximo de 25 participantes por oficina.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Valor: R$ 630,00 em 2x sem juros ou R$ 600,00 à vista ​

Local do curso: Butantã, São Paulo-SP, Espaço Levatrice​

Horário do curso: 9h30-17h30 (almoço 12h-13h30)

Certificado com 6h30 teórico-práticas​​

Passo a passo para inscrição: Preencha o formulário no botão ao final desta página, informando seus dados e categoria profissional. Teremos vagas dedicadas para doulas, por isso será feito controle da categoria profissional antes da inscrição definitiva. Após validação do seu comprovante pela nossa equipe administrativa, você receberá um link para pagamento da inscrição no curso.

​​​

​* O curso é confirmado quando houver o número mínimo de inscritos (15 alunos). Caso o curso não se confirme, o valor pago será devolvido integralmente. Máximo de 25 participantes.

* Em caso de desistência após o pagamento, haverá devolução de 70% do valor caso a notificação da desistência se dê no máximo 15 dias antes da data de início do curso. Após 15 dias, não há reembolso.

Logo Levatrice-04.png

Quer levar um curso para sua cidade?

bottom of page