Busca e Interpretação de Evidências Científicas em Amamentação

Sábado 14-18h | 05 de agosto de 2017
Domingo 09-18h | 06 de agosto de 2017
INSCRIÇÕES ABERTAS!

 

Justificativa: Como em todas as áreas que envolvem cuidados em saúde, o conhecimento evolui e se transforma muito rapidamente no que diz respeito às questões envolvidas no cuidado à mulher lactante e seu bebê. Paralelamente a isso, inúmeros são os mitos em torno da amamentação e seu manejo. Evidências científicas de boa qualidade são muitas vezes uma ferramenta poderosa tanto no combate aos mitos, quanto na educação e preparação das mulheres e famílias, mas em particular ajudam na tomada de decisão clínica do profissional que trabalha com o tema. Apesar disso, ainda há muita confusão na área sobre o que são evidências científicas e muitos profissionais confundem este conceito e ainda entendem que afirmações de manuais, guias, livros ou especialistas são necessariamente baseadas na ciência (o que nem sempre é verdade), além da dificuldade em encontrar e acessar esse material

Objetivo: Capacitar profissionais que atuam no suporte à amamentação para buscar, acessar e interpretar evidências científicas e estudos de qualidade na área, de forma prática e direcionada, a partir das questões do próprio grupo de alunas e de exemplos específicos (hipoglicemia, laser terapia, intermediários de silicone, fatores de risco para complicações comuns, mastite, candidíase, fenômeno de Raynaud etc.).

Proposta: Oficina prática (hands-on) de busca, acesso e interpretação de evidências científicas em amamentação. É desejável que as alunas que puderem tragam seus notebooks/tablets para que possam acompanhar a busca e acesso aos artigos diretamente. O curso partirá da construção de perguntas de pesquisa objetivas (definição e refinamento da pergunta), identificação do tipo de estudo/evidência que se aplica à pergunta de interesse, construção de estratégia de busca, aplicação da estratégia de busca, seleção de artigos relevantes, acesso aos artigos relevantes (gratuito ou pago), introdução a análise dos métodos e qualidade dos artigos, interpretação dos resultados e exemplos de aplicação dos mesmos no contexto prático. As atividades serão realizadas em pequenos grupos e a discussão no grupo maior, além de aulas expositivas e demonstração das ferramentas aplicáveis.

 

Docente

Maíra Libertad Soligo Takemoto, enfermeira obstétrica, Mestre em Enfermagem pela UNICAMP, Doutora em Ciências Médicas pela UERJ, atua desde 2002 no cuidado ao ciclo gravídico-puerperal e é docente em cursos diversos relacionados à assistência perinatal. Paralelamente, é pesquisadora da área de Pesquisa Clínica e Prática Clínica Baseada em Evidências, sendo especialista em “Avaliação de Tecnologias em Saúde” pelo IECS-Argentina. Tem desenvolvido atividades de divulgação dos conceitos de prática clínica baseada em evidências na área de obstetrícia e perinatalidade para profissionais e usuárias desde 2010.

Monitora

Mariane Menezes, obstetriz, mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP, atua no cuidado à saúde materno-infantil desde 2009 e com parto domiciliar a partir de 2013. Lecionou tanto na graduação em Obstetrícia quanto no curso de especialização em enfermagem obstétrica.
 

Programação

Sábado, 05 de Agosto de 2017
14:00 O que são evidências científicas? Para que elas servem? – Aula expositiva
15:00 Levantamento de perguntas de interesse do grupo – Debate aberto e separação de participantes em grupos de interesse
15:30 Conceito de Pergunta PICO – Aula expositiva
16:00 Atividade de refinamento da pergunta de pesquisa e construção do quadro PICO – Atividade em grupo
16:30 Construção da estratégia de busca para PUBMED e LILACS – Aula expositiva + demonstração prática
17:30 Orientação para “Tarefa de Casa”

Domingo, 06 de Agosto de 2017
9:00 Apresentação das estratégias de busca construídas na “Tarefa de Casa” – Atividade em grupo + debate aberto
09:30 Seleção da estratégia de busca que utilizaremos nas demais atividades – Debate aberto
10:00 Aplicação da estratégia de busca na base Pubmed – Atividade em grupo
11:00 Como selecionar os estudos/artigos que interessam? – Aula expositiva
12:00 Almoço
13:00 Seleção dos artigos de interesse – Atividade em grupo
13:30 Medidas de efeito e associação – Aula expositiva
14:30 Leitura e extração dos dados de interesse – Atividade em grupo
15:30 Apresentação de resultados – Debate aberto
16:30 Aplicação dos resultados – Atividade em grupo
17:00 Apresentação das propostas de aplicação
17:30 Encerramento

 

Informações Práticas

 

Valores:

R$ 300,00 – pagamentos até 07/07 com valor de R$ 270,00. Inscrições e pagamentos pelo site www.levatrice.com.

 

O pagamento é feito via PagSeguro, pela Loja Virtual através de boleto ou cartão de crédito e há diversas opções de parcelamento no cartão (com juros, calculados automaticamente no momento da compra). Caso preferir também pode ser feito por transferência/ depósito bancário, solicitar dados bancários no formulário de inscrição ou pelo e-mail cursoslevatrice@gmail.com

 

Local: A NOSSA CASA - Rua Senador Dantas, 117, cobertura 1A - Rio de Janeiro/RJ

 

Público: Profissionais que atuam com suporte à amamentação (consultoras, doulas, educadoras, enfermeiras, pediatras, profissionais de saúde da família, atenção primária, banco de leite etc.) – o curso é aberto a qualquer profissional de saúde que tenha interesse, porém TODAS as atividades e exemplos serão focados em questões relacionadas à amamentação (outras edições serão feitas com outros enfoques).

 

* O curso será confirmado com um mínimo de 10 inscritos. Tão logo a turma seja confirmada, todos os inscritos serão notificados via e-mail. Caso o curso não se confirme, o valor pago será devolvido integralmente.

* Em caso de desistência após o pagamento, haverá devolução de 70% do valor caso a notificação da desistência se dê no máximo 15 dias antes da data de início do curso e/ou módulo contratado.

 

Informações exclusivamente por e-mail: cursoslevatrice@gmail.com

Realização:

© 2019 por levatrice