Parteria Baseada em Evidências

Sextas-feiras 8-13h | Outubro/2015 a Maio/2016
INSCRIÇÕES ABERTAS!

 

Objetivos do Curso: Discutir a atuação da Enfermeira Obstétrica/Obstetriz no cuidado à gestante, parturiente e puérpera de risco habitual, à luz das evidências científicas. Atualizar e aprofundar os conhecimentos adquiridos em cursos de formação inicial (graduação e pós-graduação em Obstetrícia) sob a perspectiva dos pilares da humanização do cuidado (assistência baseada em evidências científicas e cuidado centrado na mulher como protagonista do processo de parturição). Discutir o papel da parteira certificada no cuidado autônomo à mulher de risco habitual durante o ciclo gravídico-puerperal.

 

Proposta do Curso: Abordagem teórico-prática baseada em aulas expositivas, debate coletivo de evidências científicas, discussão de casos e simulações práticas. Encontros presenciais quinzenais com duração de 5 horas em um total de 12 encontros.

 

Docente

Maíra Libertad Soligo Takemoto é graduada e mestre em enfermagem pela Unicamp, tem especialização em enfermagem obstétrica pela UERJ (2006) e posgrado en Evaluación de Tecnologías Sanitarias do IECS (Buenos Aires, Argentina) e doutorado em Ciências Médicas também pela UERJ (2014). Atualmente é enfermeira obstétrica atendendo partos domiciliares na cidade do Rio de Janeiro/RJ e docente em diversos cursos nas áreas de obstetrícia baseada em evidências, emergências obstétricas, manejo de complicações e variações do normal no parto. Possui certificação em Reanimação Neonatal pela Academia Americana de Pediatria e diversos cursos de formação relacionados ao cuidado ao parto, no Brasil e nos EUA, incluindo certificação anual em emergências obstétricas.

 

Programação

 

Módulo 1: 

- Tópicos de anatomia e fisiologia: 30 de outubro de 2015

- Assistência pré-natal baseada em evidências: 13 de novembro de 2015

 

Módulo 2:

- Recursos para alívio da dor e suporte contínuo: 27 de novembro de 2015

- Acompanhamento do primeiro estágio: 11 de dezembro de 2015

 

Módulo 3:

- Indução e condução do trabalho de parto: 8 de janeiro de 2016

- Acompanhamento do segundo estágio: 22 de janeiro de 2016

 

Módulo 4:

- Distócias: definição, causas e condutas: 6 de fevereiro de 2016

- Cuidado perineal: 26 de fevereiro de 2016

 

Módulo 5:

- Acompanhamento do terceiro estágio: 11 de março de 2016

- Assistência imediata ao recém-nascido: 13 de maio de 2016

 

Módulo 6:

- Escolha do local de parto e composição da equipe: 20 de maio de 2016

- Tópicos especiais: VBAC e gestação prolongada: 24 de junho de 2016

 

Informações Práticas

 

Custo: Cada módulo tem o valor de R$ 300,00, caso seja adquirido individualmente. O curso completo (6 módulos, de novembro de 2014 a maio de 2015) tem o valor de R$ 1.500,00. O pagamento é feito via depósito em conta ou PagSeguro - neste caso, há opções de parcelamento no cartão (com juros).

 

Local: A NOSSA CASA, Centro, Rio de Janeiro/RJ

 

Público: Enfermeiras obstétricas, obstetrizes, alunas de especialização/residência em Enfermagem Obstétrica.

 

* O curso será confirmado com um mínimo de 10 alunas inscritas para o primeiro módulo. Tão logo a turma seja confirmada, todas as inscritas serão notificadas via e-mail. Caso o curso não se confirme, o valor pago será devolvido integralmente.

* Em caso de desistência após o pagamento, haverá devolução de 70% do valor caso a notificação da desistência se dê no máximo 15 dias antes da data de início do curso e/ou módulo contratado.

 

Informações exclusivamente por e-mail: cursoslevatrice@gmail.com.

© 2019 por levatrice