Emergências Obstétricas e Reanimação Neonatal para Profissionais de Obstetrícia
Online - Grupo 6

INSCRIÇÕES ABERTAS


Curso Teórico de Emergências Obstétricas e Reanimação Neonatal para Profissionais de Obstetrícia - 100% Online
 

- Grupo 6: Início em 11 de Outubro com duração até 10 de Novembro de 2021 às 21h (30 dias de acesso)

- Dia 11 de Outubro de 2021 às 21h será liberado o acesso ao conteúdo de forma integral na plataforma (todo o conteúdo será liberado em conjunto neste dia para os inscritos)

- Dúvidas devem ser postadas no Fórum da Plataforma (botão "discussão" presente em todas as aulas) e serão respondidas de forma escrita no próprio Fórum ou, se necessário (para dúvidas mais complexas), poderá ser gravado e disponibilizado na plataforma um vídeo gravado extra respondendo tais questões

- Não haverá encontro ao vivo/síncrono para este curso
- Certificado com 16 horas de carga horária para quem completar 100% do curso

​ 

Objetivos do Curso: Revisar a teoria das principais situações emergenciais que podem surgir durante a assistência ao parto de risco habitual. Demonstrar através de simulações, fotos e vídeos, as condutas diante de cada uma das emergências abordadas no curso.

Proposta do Curso: Aula teórica focada na atualização, evidências e protocolos sobre cada tópico, além de fotos, vídeos de simulação e imagens reais de partos com emergências (quando aplicável). Será disponibilizado fórum para esclarecimento de dúvidas e questionamentos.

Público: Exclusivamente enfermeiras(os) obstetras, obstetrizes, obstetras, residentes/especializandas(os) em Enfermagem Obstétrica/Obstetrícia ou ainda estudantes do curso de graduação em Obstetrícia, enfermeiras(os) e médicas(os) sem especialização na área de obstetrícia que desejem conhecimentos da área. ATENÇÃO! Será necessária comprovação de que pertence ao público alvo através do envio de declaração, diploma ou carteira do conselho no momento da inscrição.
 

LEMBRETE: Treinamento em emergências deve ser revisado, atualizado e praticado continuamente, com intervalos periódicos, para garantir que, mesmo sem a possibilidade de colocar em prática frequentemente, o passo a passo esteja memorizado e incorporado para ser acionado quando houver necessidade. Re-treinamento periódico é a chave e não pode ser negligenciado.

Docentes

Maíra Libertad Soligo Takemoto é graduada e mestre em enfermagem pela Unicamp, tem especialização em enfermagem obstétrica pela UERJ (2006) e posgrado en Evaluación de Tecnologías Sanitarias do IECS (Buenos Aires, Argentina) e doutorado em Ciências Médicas também pela UERJ (2014). Trabalhou como enfermeira obstétrica atendendo partos hospitalares e domiciliares na cidade do Rio de Janeiro/RJ e também docente em diversos cursos nas áreas de obstetrícia baseada em evidências, emergências obstétricas, manejo de complicações e variações do normal no parto. Atualmente é pesquisadora em nível de Pós-Doutorado do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP. Possui certificação em Reanimação Neonatal pela Academia Americana de Pediatria e diversos cursos de formação relacionados ao cuidado ao parto, no Brasil e nos EUA, incluindo certificação semestral em emergências obstétricas. 

Mariane de Oliveira Menezes é obstetriz graduada pela USP, com mestrado em Saúde Pública pela mesma instituição. Atua na assistência à gestação, parto e pós-parto desde 2008, em diversos cenários (hospitalares e extra-hospitalares). Foi durante 3 anos professora do curso de Obstetrícia da EACH-USP, atuando diretamente nos campos de prática no treinamento de novos profissionais, além de supervisora de campo no curso de Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica da Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo. Deu ainda aula em diversas instituições sobre aspectos relacionados ao cuidado e reparo perineal, incluindo oficinas práticas. Atualmente é doutoranda pelo Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP. 

 

Programação


​- Frequência Cardíaca Fetal Não-Tranquilizadora, incluindo atualizações segundo os Guidelines da FIGO 2015 e NICE 2017;
- Distócia de Ombros, incluindo revisão do ALEERTA e propostas mais racionais (A SAIDA, FLIP FLOP e abordagem situacional alemã);
- Pélvico Emergencial, incluindo manejo em quatro apoios com manobras específicas para a posição (Frank's nudge, rotação, Mauriceau modificado etc.) além dos sinais de distócia de ombros no pélvico e cabeça hiperextendida;
- Hemorragia pós-parto e retenção placentária, incluindo diagnóstico utilizando Índice de Choque, tratamento clínico e métodos mecânicos (tamponamento com balão);
- Bases da Reanimação Neonatal para Profissionais de Obstetrícia, asfixia primária e secundária, protocolos de reanimação neonatal, com simulações. As discussões se darão com base nas diretrizes mais atuais de reanimação neonatal.


Todas as aulas contarão com fotos, vídeos e/ou simulações práticas, quando aplicável.

 
Informações Práticas
O curso online acontecerá pela plataforma Thinkific. Você receberá uma confirmação automática da sua inscrição (e-mail do MarcadoPago) e, próximo a data de início do curso, você receberá um e-mail com informações para acesso à plataforma. O curso estará disponível apenas a partir do dia 11/10/2021 às 21h (até 10/11/2021 às 21h). Para gerar seu certificado é necessário acessar integralmente os conteúdos do curso.

Comprovação de pertencer ao público alvo: foto de documento oficial de conselho de entidade onde apareça nome completo, foto e data (orientamos esconder outros dados pessoais ao tirar a foto); documento emitido por escola de ensino superior comprovando status de egresso ou graduando.


Custo: R$400,00

*O pagamento é realizado via MercadoPago (cartão de crédito, pix ou boleto) ou depósito em conta. O link para pagamento será enviado para seu e-mail quando validarmos seu comprovante de pertencer ao público alvo.

Passo a passo para inscrição:

 

1) Inscreva-se no formulário ao final desta página.

2) Caso você consiga fazer upload do seu comprovante de pertencer ao público alvo no formulário, apenas aguarde nosso contato após validação.

3) Caso você tenha dúvidas ou dificuldade no upload, envie o comprovante por e-mail para levatricecursos@gmail.com.

4) Depois de confirmada sua elegibilidade para o curso, você receberá por e-mail informações para pagamento. 

5) Faça sua opção de pagamento. O pagamento via Mercado Pago com cartão de crédito tem confirmação automática imediata. Caso sua opção seja boleto, lembre-se que o sistema só enviará confirmação do pagamento depois de ao menos 1 dia útil da data da realização do pagamento. Caso prefira depósito em conta, requisite os dados bancários pelo nosso e-mail e nos envie o comprovante da transação a seguir.

Informações adicionais exclusivamente por e-mail: levatricecursos@gmail.com.

Logo Levatrice-04.png

Quer levar um curso para sua cidade?