OFICINA DE EMERGÊNCIAS OBSTÉTRICAS E REANIMAÇÃO NEONATAL

EM BRASÍLIA-DF

Quarta-feira 27/05/2020 de 9:00-18:00 e Quinta-feira 28/05/2020 de 9:00-12:00

Inscrições abertas!

 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

Objetivos do Curso: Revisar a teoria e simular a prática das principais situações emergenciais que podem surgir durante a assistência ao parto de risco habitual.

Proposta do Curso: Abordagem teórico-prática baseada em aula teórica seguida de aula prática/simulação. 
 

LEMBRETE: Treinamento em emergências deve ser revisado, atualizado e praticado continuamente, com intervalos periódicos, para garantir que mesmo sem a possibilidade de colocar em prática frequentemente (já que no baixo risco não são comuns), o passo a passo esteja memorizado e incorporado para ser acionado quando haja necessidade. Re-treinamento periódico é a chave e não pode ser negligenciado.

Docentes

Maíra Libertad Soligo Takemoto é graduada e mestre em enfermagem pela Unicamp, tem especialização em enfermagem obstétrica pela UERJ (2006) e posgrado en Evaluación de Tecnologías Sanitarias do IECS (Buenos Aires, Argentina) e doutorado em Ciências Médicas também pela UERJ (2014). Trabalhou como enfermeira obstétrica atendendo hospitalares e domiciliares na cidade do Rio de Janeiro/RJ e também docente em diversos cursos nas áreas de obstetrícia baseada em evidências, emergências obstétricas, manejo de complicações e variações do normal no parto. UERJ. Atualmente é pesquisadora em nível de Pós-Doutorado do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP. Possui certificação em Reanimação Neonatal pela Academia Americana de Pediatria e diversos cursos de formação relacionados ao cuidado ao parto, no Brasil e nos EUA, incluindo certificação semestral em emergências obstétricas. 

Mariane de Oliveira Menezes é obstetriz graduada pela USP, com mestrado em Saúde Pública pela mesma instituição. Atua na assistência à gestação, parto e pós-parto desde 2008, em diversos cenários (hospitalares e extra-hospitalares). Foi durante 3 anos professora do curso de Obstetrícia da EACH-USP, atuando diretamente nos campos de prática no treinamento de novos profissionais, além de supervisora de campo no curso de Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica da Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo. Deu ainda aula em diversas instituições sobre aspectos relacionados ao cuidado e reparo perineal, incluindo oficinas práticas. Atualmente é doutoranda pelo
Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP. É responsável pela construção dos modelos de simulação utilizadas na oficina.

 

Programação

- Frequência Cardíaca Fetal Não-Tranquilizadora, incluindo atualizações segundo os Guidelines da FIGO 2015 e NICE 2017;
- Distócia de Ombros, incluindo revisão do ALEERTA e propostas mais racionais (A SAIDA, FLIP FLOP e abordagem situacional alemã);
- Pélvico Emergencial, incluindo manejo em quatro apoios com manobras específicas para a posição (Frank's nudge, rotação, Mauriceau modificado etc.) além dos sinais de distócia de ombros no pélvico e cabeça hiperextendida;
- Hemorragia pós-parto e retenção placentária, incluindo diagnóstico utilizando Índice de Choque, tratamento clínico e métodos mecânicos (tamponamento com balão);
- Transição neonatal saudável e patológica, asfixia primária e secundária, protocolos de reanimação neonatal, com simulações. As discussões se darão com base nas diretrizes mais atuais de reanimação neonatal (AHA 2015, SBP 2016 e UK Resuscitation Council 2015).


Todas as aulas contarão com fotos, vídeos e simulações práticas, utilizando metodologias ativas da aprendizagem e casos para discussão.

 
Informações Práticas

Custo: R$550,00

*O pagamento é realizado via PagSeguro (cartão de crédito, boleto - diretamente na LOJA VIRTUAL) ou depósito em conta (neste caso, nos peça os dados bancários pelo cursoslevatrice@gmail.com).

Passo a passo para inscrição: Inscreva-se no formulário que é possível acessar clicando no botão MATRICULE-SE no final da página. Depois, vá até a Loja Virtual e faça sua opção de pagamento. Caso deseje pagar via depósito em conta, envie e-mail para cursoslevatrice@gmail.com informando esta opção. Após recebermos sua confirmação de pagamento, você vai receber um e-mail de confirmação.

Local: Livre Maternagem SEPS 707/907 Ed. San Marino, Salas 314/315, Brasília/DF

* O curso é confirmado quando houver o número mínimo de inscritas. Caso o curso não se confirme, o valor pago será devolvido integralmente. Máximo de 30 alunas.

* Em caso de desistência após o pagamento, haverá devolução de 70% do valor caso a notificação da desistência se dê no máximo 15 dias antes da data de início do curso.

Informações exclusivamente por e-mail: cursoslevatrice@gmail.com.

© 2019 por levatrice

distócias_salvador