top of page

Oficina Distócia de Ombros sem Medo
23 de Julho de 2024

- Local: São Paulo-SP (Espaço Levatrice)

- 23 de Julho de 2024 (das 9h-12h30, presencial - terça-feira)

- Conteúdo preparatório online liberado 15 dias antes para estudo

- Apenas para profissionais da assistência ao parto e estudantes das respectivas profissões

​​

PROPOSTA DO CURSO

Oficina teórico-prática em formato híbrido (3 horas teóricas preparatórias online + pré-teste de autoavaliação + 3 horas e 30 minutos teórico-práticas presenciais com simulação realística) com os seguintes conteúdos:

  • Introdução teórica (online): Os participantes receberão, via plataforma Thinkific, acesso ao material introdutório do curso, em formato vídeo-aulas pré-gravadas, cobrindo os seguintes conteúdos: 1) Epidemiologia, fatores de risco e prevenção; 2) Intervalo cabeça-corpo e nascimento em dois tempos; 3) Princípios do diagnóstico de distócias de ombro

  • Conteúdo teórico-prático presencial: Os seguintes tópicos serão discutidos através de aula expositiva, vídeos reais de distócia de ombros, debate e simulação realística entre os participantes em molde presencial: 4) Diagnóstico preciso de distócia de ombros; 5) Mnemônico ALEERTA; 6) Mnemônicos FLIPFLOP, ASAÍDA e Abordagem Alemã; 7) Manobras extra: PAST, Walcher, Tração Axilar, Pinça dos Ombros; 8) Variações e situações atípicas: distócia de ombros no diâmetro transverso, resolução secundária de distocias difíceis etc.; 9) Discussão e revisão de casos

  • Atividades práticas presenciais: Simulação das manobras, sequências e mnemônicos em pequenos grupos e Revisão coletiva de vídeos e casos de distócias de ombro, incluindo casos atípicos.

​​

PÚBLICO-ALVO

Exclusivamente enfermeiras obstetras, obstetrizes, obstetras, estudantes de especialização/residência em Enfermagem Obstétrica/Ginecologia e Obstetrícia ou ainda dos cursos de graduação em Obstetrícia, Enfermagem e Medicina, enfermeiras e médicos sem especialização na área de obstetrícia que desejem conhecimentos da área.

​​

DOCENTES

Maíra Libertad é enfermeira obstetra, mestre, doutora e atualmente bolsista pesquisadora junto ao projeto Nascer no Brasil II (ENSP-FIOCRUZ). Oferece treinamento teórico e prático para emergências obstétricas desde 2013 para enfermeiras, obstetrizes e médicos obstetras, em cursos livres, congressos, universidades e serviços de saúde. É instrutora aprovada Spinning Babies para o Brasil. Possui extensa experiência na assistência a partos hospitalares e extra-hospitalares, de risco habitual e alto risco. É parteira domiciliar da equipe Amaai em São Paulo-SP e docente da especialização em enfermagem obstétrica do UNASP.


Mariane Menezes é obstetriz graduada pela USP, com mestrado em Saúde Pública pela mesma instituição e doutorado elo Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP. Atua na assistência à gestação, parto e pós-parto desde 2008, em diversos cenários (hospitalares e extra-hospitalares). Foi durante 3 anos professora do curso de Obstetrícia da EACH-USP, atuando diretamente nos campos de prática no treinamento de novos profissionais, além de supervisora de campo no curso de Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica da Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo. Atualmente é Parteira Domiciliar da equipe Amaai, pesquisadora do Nascer no Brasil II e professora na pós-graduação em enfermagem obstétrica do UNASP.

 
CURSO PRESENCIAL

O curso terá abordagem teórico-prática e contará com aulas expositivas, atividades práticas, simulações e estudo e discussão de vídeos de distócia de ombros.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Valor:

- Para profissionais: R$ 500,00

- Estudantes de graduação em obstetrícia, enfermagem e medicina, especialização/residência em enfermagem obstétrica e residentes de obstetrícia (Medicina): R$ 400,00

Local do curso: Butantã, São Paulo-SP, Espaço Levatrice

Horário do curso: O conteúdo teórico será disponibilizado com 15 dias de antecedência da oficina presencial para as pessoas inscritas, que poderão assistir conforme sua disponibilidade e conveniência (é preciso assistir a todo o conteúdo antes da oficina prática). O conteúdo presencial será desenvolvido de 9h-12h30 e a presença na oficina prática é obrigatória.

Benefícios aos participantes:

  • Certificado com 6,5 horas teórico-práticas​​

Passo a passo para inscrição: Preencha o formulário no botão ao final desta página. Será necessário enviar seu comprovante de que pertence a uma das categorias profissionais fazendo upload do arquivo no próprio formulário. Após validação do seu comprovante pela nossa equipe administrativa, você receberá um link para pagamento da inscrição no curso.

​​​

​* O curso é confirmado quando houver o número mínimo de inscritos (15 alunos). Caso o curso não se confirme, o valor pago será devolvido integralmente. Máximo de 20 participantes.

* Em caso de desistência após o pagamento, haverá devolução de 70% do valor caso a notificação da desistência se dê no máximo 15 dias antes da data de início do curso. Após 15 dias, não há reembolso.

Logo Levatrice-04.png

Quer levar um curso para sua cidade?

bottom of page